Desabrigados ajudados pelo Rotary

ShelterBox (caixa-abrigo) é um programa humanitário do Rotary Club, que foi idealizado em 1999 pelo rotariano Tom Henderson e posto em prática em 2000. A finalidade é socorrer prontamente as pessoas vitimadas por graves desastres (calamidades), levando-lhes alimentos, remédios e abrigos de emergência. A primeira atuação deste projeto foi em 2001, quando foram enviadas 143 caixas-abrigos para as vítimas do terremoto de Gujarat, na Índia. Em 2005, foram enviadas 22.000 caixas-abrigo para atender às vítimas do Tsunami, no Oceano Índico; do furacão Katrina, nos Estados Unidos, e do terremoto da Caxemira, na região do Paquistão. O objetivo do programa ShelterBox é ajudar 500 mil pessoas por ano.

rotary11

Com pouco mais de 10 anos esse elogiável programa humanitário do Rotary está tendo ampla repercussão no Brasil. Em 15 de julho último, a jornalista Angela Lacerda publicou no jornal “O Estado de São Paulo” a notícia que os desabrigados de Barreiros (PE) estão sendo instalados em 201 barracas doadas pelo Rotary Club.

Em síntese a jornalista escreveu que: “Com uma população de 44 mil habitantes, Barreiras, um dos 12 municípios pernambucanos em estado de calamidade pública, tem presentes as marcas da destruição causada pelas chuvas: ruas enlameadas, poeira, prédios danificados ou derrubados. Os desabrigados chegam a 1.835 e os desalojados, a 28.165. “É um alívio estar aqui”, disse Silvana Vicente de Araújo, de 38 anos. ”Em sua caixa-abrigo de 25 metros quadrados, uma barraca utilizada para acampamentos temporários em situações de emergência, a exemplo do terremoto do Haiti, Silvana estava satisfeita.”